top of page
MAUAD - APPLIX - LOGO - ENTREGA-ai (3).png

Com o sistema da Applix você cuida das suas vendas, organiza seus projetos, monitora seu fluxo de caixa e coordena sua operação de onde estiver, de forma simples e rápida, e com informações precisas.

Design sem nome (4).png
homr (1).png

O sistema de gestão online

rápido de implantar, fácil de usar

e com suporte completo garantido!

NOVIDADE: Contratos e Faturas de Locação

Os sistema passa a contemplar um novo tipo de contrato no módulo de Serviços e Projetos, para atender a necessidade de geração de faturas de locação. Esse novo tipo utiliza as mesmas estruturas já conhecidas para os tipos Serviços e Produtos, porém, ao gerar o processo de cobrança, será integrado ao Faturamento para a emissão da Fatura de Locação, e não para emissão de NFSe ou NFe.

  

Para utilizar essa ferramenta, selecione opção “Locação” no momento de criar o contrato, através do campo “Tipo do Contrato”.

Atenção: Após gravar o contrato, o tipo não pode mais ser alterado

Por se tratar de um contrato de locação, após gravar é necessário vincular os produtos que irão compor o valor das parcelas. Isso pode ser feito através da opção “Adicionar Produto”.


Informe a quantidade e o valor unitário e em seguida clique em “Gravar” para incluí-lo no contrato. Lembrando que a somatória dos valores dos itens irá representar o valor das parcelas.


Nos campos de cobrança, informe a quantidade de parcelas que serão cobradas pela locação, a periodicidade, o primeiro vencimento, forma de cobrança e outras informações adicionais financeiras.

Após preencher todos os campos, clique em “Gerar Parcelas”.


Ainda no contrato, também poderão ser preenchidos os campos de Emissão de Fatura de Locação, onde será definido um endereço de e-mail para envio do documento e o texto que irá aparecer na fatura emitida.


Quando o preenchimento do contrato estiver finalizado e na situação “Ativo”, ele estará pronto para geração do Processo de Cobrança, para integrar as parcelas desejadas no Faturamento e emitir a Fatura de Locação.


Geração das Cobranças de Contratos de Locação


Para gerar o Processo de Cobrança, clique na opção “Gerar Cobrança das Parcelas Pendentes” e informe até qual data de vencimento deseja fazer a integração.


A opção Gerar Cobrança das Parcelas Pendentes aparece quando o contrato está na situação “Ativo”.

Para que seja realizada a integração com o módulo de Faturamento, onde a fatura de locação será emitida, ir até o menu Cobrança > Processos de Cobrança e confirmar no botão verde, conforme abaixo:

Caso queira desfazer o processo para editar novamente a parcela no contrato, clique no “X” para fazer a exclusão.


OBS: Nesta mesma tela também é possível gerar a cobrança para mais de um contrato de locação utilizando a opção Gerar Novo Processo.


Emissão da Fatura


Após confirmar a integração, será gerada uma Fatura em digitação no menu Faturamento > Faturas de Locações.


Para confirmar a emissão, quando o preenchimento já estiver finalizado, marque as linhas das faturas desejadas, através da caixa de seleção da última coluna, e clique na opção “Autorizar Faturas Selecionadas”.


Cancelamento do Processo de Cobrança


Caso queira excluir a fatura emitida e voltar a parcela do contrato para edição, é necessário cancelar o processo de cobrança no Faturamento. Para isso, acesse no módulo Faturamento o menu NFSe > Faturamento de Processos de Cobrança Gerados em Serviços.

No relatório de processos “Faturados”, procure pelo processo em questão e clique na opção “Cancelar”.


Após cancelar no relatório “Faturados”, deve repetir o mesmo procedimento no relatório “A Faturar” da mesma página.


Após cancelar no Faturamento, também é necessário confirmar o cancelamento na guia de Cobrança do módulo de Serviços e Projetos. Após esse último passo, a parcela do contrato será reaberta. Acesse o menu Cobrança > Processos de Cobrança.


Em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe de Suporte.

6

Acompanhe as últimas novidades

Explore nossa seção dedicada a fornecer dicas valiosas, insights especializados e análises aprofundadas sobre como simplificar e aprimorar a gestão do seu negócio com a Applix.

Entre em Contato

Descubra como nossa solução simplificada, fácil de implantar e acessível pode transformar o seu negócio! Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre nossos serviços baseados na nuvem e no modelo SaaS, e comece a economizar tempo e dinheiro desde já!

Design sem nome (1).png
bottom of page