• Michele Oliveira

O que você deve fazer para emitir sua primeira nota fiscal (NFe, NFCe ou NFSe) no sistema ConnectUse

Assim que contratar o sistema, nossa equipe entrará em contato para te ajudar a realizar as configurações iniciais e realizar o treinamento para uso no sistema.


E para que este tempo seja produtivo e você inicie o uso do sistema mais rapidamente, é importante que você já tenha em mãos algumas informações. Para isso, preparamos uma lista do que você precisará providenciar. Muitos deles você precisará da ajuda de seu contador.


DADOS CADASTRAIS:

- Razão social;

- Nome Fantasia;

- CNPJ;

- Inscrição Estadual (necessário para emissão de NF-e e NFC-e);

- Inscrição Municipal (necessário para emissão de NFS-e);

- Regime tributário da empresa;

- Endereço completo;

- Contatos da empresa (telefone, e-mail e site);

- Logo da empresa (tamanho máximo de 20Kb);

- Certificado digital A1 (arquivo do certificado no formato “.pfx” e senha).


EMISSÃO NF-E:

- Série atual da NF-e (caso já tenha notas emitidas pela empresa);

- Número da última NF-e (caso já tenha notas emitidas pela empresa).


EMISSÃO NFC-E:

- Série atual da NFC-e (caso já tenha notas emitidas pela empresa);

- Número da última NFC-e (caso já tenha notas emitidas pela empresa);

- CSC (código de segurança gerado pelo portal da SEFAZ);

- SAT (necessário apenas para emitentes do estado de São Paulo).


EMISSÃO NFS-E:

- Série atual da NFS-e (caso já tenha notas emitidas pela empresa);

- Número do último RPS (caso já tenha notas emitidas através de outro sistema);

- Código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas;

- Alíquota do ISS (para cada CNAE utilizado pela empresa).


CONFIGURAÇÕES TRIBUTÁRIAS (SIMPLES NACIONAL):

· ICMS:

- CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional);

- CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações);

- Alíquota do ICMS.

OBS: As informações acima podem variar de acordo com o tipo da operação (dentro e fora do estado), pela finalidade (venda, devolução, remessa, retorno, etc.) e também pelos produtos. Necessário verificar todas as variações para realizar a configuração completa.


CONFIGURAÇÕES TRIBUTÁRIAS (REGIME NORMAL):

· ICMS:

- CST (Código de Situação Tributária);

- CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações);

- Alíquota do ICMS;

- Alíquota do ICMS ST (se necessário);

- MVA – Margem de Valor Agregado (se necessário);

- Percentual de Redução da Base de Cálculo do ICMS (se necessário).


· PIS:

- CST (Código de Situação Tributária);

- Alíquota do PIS;

- Alíquota do PIS ST (se necessário).

· COFINS:

- CST (Código de Situação Tributária);

- Alíquota do COFINS;

- Alíquota do COFINS ST (se necessário).


· IPI:

- CST (Código de Situação Tributária);

- Alíquota do IPI;

- Alíquota do IPI ST (se necessário);

- Código de enquadramento legal (se necessário para o CST utilizado).

OBS: As informações acima podem variar de acordo com o tipo da operação (dentro e fora do estado), pela finalidade (venda, devolução, remessa, retorno, etc.) e também pelos produtos. Necessário verificar todas as variações para realizar a configuração completa.


CADASTRO DE PRODUTOS:

- Descrição dos produtos;

- Código de identificação dos produtos (pode ser gerado automaticamente pelo sistema);

- Código de Barras/EAN (Não obrigatório, pode ser gerado automaticamente pelo sistema);

- NCM do produto;

- Unidade de medida (UN, KG, MT, PÇ, CX, etc.)

- CEST do produto (se necessário, de acordo com o NCM utilizado);

- Código ANP (necessário apenas para produtos combustíveis e lubrificantes);

- Preço de venda;

- Categorias, Famílias e Fabricantes (utilizado para classificação dos cadastros, necessário apenas para empresas que optarem por utilizar o módulo de Estoque).


CADASTRO DE CLIENTES (NECESSÁRIO PARA EMISSÃO DE NF-E / NFS-E):

- Razão social;

- Nome Fantasia (não obrigatório);

- CNPJ/CPF;

- Inscrição Municipal (se houver);

- Inscrição Estadual (se houver);

- Endereço Completo;

- Telefone;

- E-mail.


CONFIGURAÇÃO DE E-MAILS (ENVIO DE NOTAS PELO SISTEMA)

- Endereço de e-mail que será utilizado para efetuar os envios (remetente);

- Senha do e-mail utilizado;

- No caso de utilizar domínio de e-mail próprio, necessário providenciar: Servidor SMTP, Porta e Protocolo de Segurança.


Se ficou com alguma dúvida, não hesite em contatar nosso suporte (15) 3217-2196 ou pelo skype suporte.connectuse

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